Mary Shelley nasceu em Somers Town, em Londres, no dia 30 de agosto de 1797. Tinha apenas 19 anos quando começou a escrever Frankenstein, marco do terror e da ficção científica. Empoderada desde o berço, Shelley era filha de ninguém menos que Mary Wollstonecraft, autora do primeiro tratado feminista da história — A Reivindicação dos Direitos da Mulher (1792) —, e do filósofo William Godwin.
Mary Shelley estudou filosofia e ciências, além de ser defensora do amor livre — 150 anos antes de Woodstock. Além de Frankenstein, escreveu romances como Mathilda (1820), O Último Homem (1826) e Lodore (1835), e editou parte da obra do marido, o poeta Percy Shelley.
Em 1816, Mary Shelley e seu marido passam um feriado em Genebra, na Suíça. Hospederam-se no mesmo hotel em que estava o poeta inglês Lorde Byron. Após discutirem sobre teorias a respeito do sobrenatural veio a ideia de uma competição entre eles para ver quem escreveria a melhor história de terror.Mary começou a escrever com apenas 19 anos o livro que chamou de Frankenstein ou o Prometeu Moderno, lançada anonimamente em 1818 — e publicada em 2017 pela DarkSide® Books.
Mary Shelley faleceu em Chester Square, Londres, no dia 1 de fevereiro de 1851, vítima de um tumor cerebral.